O que eu tenho a ver com genética da conservação de palmeiras?

Fenotipando e genotipando para conservar coquinhos e butiás

Prof. Dr. Enéas Ricardo Konzen (UFRGS Litoral / Ceclimar) CV Lattes

Engenheiro Florestal (UFSM), Doutor em Ciências (USP)

Resumo: Palmeiras fornecem diversos produtos, desde alimentação, construção, utensílios, acessórios, dentre outros. Elas têm um uso histórico por populações humanas. Os jerivás (Syagrus romanzoffiana) e os butiás (diversas espécies, como Butia odorata) são palmeiras de ampla importância ecológica, assim como econômica, no Brasil. No contexto de fragmentação e exploração desordenada dos nossos biomas, conheça um pouco mais sobres estas duas espécies e de estudos genéticos que estão sendo iniciados, visando contribuir para sua conservação.

Material recomendado para contextualização

Sementes do Amanhã - Butiá

Sementes do Amanhã - Juçara

Clique aqui e assista ao vídeo do Globo Natureza: Floresta de Butiás

Material sobre a Rota dos Butiazais

Artigo científico "Seed Dispersal of the Palm Syagrus romanzoffiana by Tapirs in the Semi‐deciduous Atlantic Forest of Argentina"

O evento é aberto à comunidade da UFRGS (servidores e alunos) e também a participantes externos à Universidade.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A WEBCONFERÊNCIA

Orientações sobre o seminário O ministrante falará durante 30-40 minutos e, após, os microfones serão abertos para questionamentos e discussões, não excedendo o tempo total de 1h. Comentários e questionamentos sobre a apresentação podem ser enviados ao longo de toda a conferência, utilizando o "Bate-papo público", no canto superior esquerdo da tela. Lembre de deixar sua crítica/sugestão no nosso mural!

Orientações técnicas O acesso à webconferência deve ser realizada através do Auditório virtual do CECLIMAR. Membros da comunidade da UFRGS devem "Entrar" (botão verde) no Mconf utilizando o cartão UFRGS, enquanto participantes externos devem, ao entrar no Auditório virtual do CECLIMAR, clicar no botão verde "Entrar" da webconferência (canto superior direito), preencher seus dados no lado direito da tela, e entrar na webconferência. Ao entrar, todos os participantes devem "se juntar ao áudio" através do microfone, e permitir que o navegador acesse seus dispositivos de áudio e vídeo (uma janela aparecerá para isso automaticamente). Caso contrário, não será possível participar do bate-papo ao final da apresentação. Não se preocupe com seu áudio, pois ele será administrado pelo moderador e liberado no momento adequado. Caso queira ativar e compartilhar sua câmera, localize e ative a mesma no botão localizado no canto inferior da tela. Caso tenha alguma dificulade técnica, envie email para auditoriovirtualceclimar@gmail.com.

Inscrições para este evento estão fechadas.

Seminário semanal de divulgação científica do CECLIMAR.

Quando?

Onde?

Na tua casa! | Fica em casa!